Portifólio

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividade 2.10

Divulgação do endereço do meu blog no fórum e publicação do portifólio.

Atividade 2.9

Vagando pelo Wikcionário, centrei minhas pesquisas em expressões e palavras usadas pelas pessoas do interior de Goiás.
Contribui com a expressão "boca suja", bastante utilizada no meio em que vivo.

Fiz uma pesquisa sobre as expressões e uai, tipicamente utilizadas nos Estados de Goiás e de Minas Gerais.

Também pesquisei a palavra , usada geralmente entre as pessoas de mais idade.

Atividade 2.8

Pesquisando no Wikipédia

Pequi, árvore nativa do cerrado.
Foto do pequiseiro

João Melchior Bosco - Dom Bosco, origem do nome da nossa Escola Municipal Dom Bosco
Para ver sua imagem clique aqui.

Cidade de Goiás ou Goiás Velho, A primeira capital do Estado de Goiás
Você poderá ver a imagem da Cidade de Goiás clicando aqui.

Atividade 2.7

Apresentação do Projeto

O projeto desenvolvido na nossa escola, utilizando as tecnologias como recursos educacionais, pode ser acompanhado através do blog da Escola Municipal Dom Bosco, criado não somente para a execução destas atividades, mas para incentivar os demais professores a inserir na sua prática diária estes recursos que podem servir como facilitador do conhecimento.

A descrição do Projeto pode ser verificada aqui.

A apresentação digital do projeto, pode ser conferida diretamente no Blog da Escola através deste http://domboscomorrinhos.blogspot.com/2010/06/projeto-matematica-no-mundo-que-nos.html ou então, através do Ambiente Colaborativo do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, no item Biblioteca>Material do Aluno>Grupo Dom Bosco, onde foi disponibilizado um arquivo em HTML. Através deste arquivo, clicando nos links que aparecem, o internauta poderá ter acesso ao conteúdo completo do Blog.

Atividade 2.4

Criando um portfólio em hipertexto

Atividade em que consiste na criação de um portifólio para descrição das atividades durante o curso.

Nesta atividade foi criado a página inicial do portfólio, onde se registra as atividades do curso Aprendendo e Ensinando com as TIC.

Atividade 2.6

Execução do planejamento

Esta atividade consistiu apenas na execução do planejamento feito e sua observação. A descrição do Planejamento pode ser acompanhada no blog da Escola Dom Bosco.

Atividade 2.5

Planejando Atividade com Hipertextos e Internet

Nome dos cursistas: Karoline Rodrigues, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Gracilene Inácio de Oliveira e Rosemeire Celestino da Silva Borges.

Título: As tecnologias como aliadas na prática pedagógica.

Público Alvo: Professores e funcionários da Escola Municipal Dom Bosco.

Objetivos:

* Incentivar a interação entre os professores e funcionários da Escola;
* Estimular o trabalho coletivo;
* Proporcionar maior contato com as TIC e;
* Incentivar o uso das tecnologias nas atividades escolares, não somente entre os alunos, mas entre os próprios professores.

O que os professores poderão aprender com este projeto:

* A criar e manipular um blog;
* Postar suas considerações utilizando o formato de hipertexto;
* Entender a importância da construção coletiva de um projeto;
* Interagir e contribuir com suas experiências na publicação de comentários sobre os trabalhos desenvolvidos pela Escola;
* Reflexão sobre a importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de nossos alunos;
* Compreender a importância de estarem atualizados e entrosados com as novas tecnologias.

Desenvolvimento/etapas:

1º momento:

* Apresentação aos professores da importância que tem as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação atual.
* Mostrar exemplos bem sucedidos de atividades que foram utilizadas as TIC em sala de aula.
* Apresentar um breve comentário sobre o que são hipertextos e hiperlinks e de que forma eles podem se tornar aliados no processo de construção de conhecimento de nossos alunos.

2º momento:

* Propor a construção de um blog da Escola, no qual os professores poderão compartilhar experiências e divulgar os trabalhos e projetos executados em sala de aula, explorando as tecnologias.
* Publicar, individualmente, uma breve apresentação contendo alguns dados para que todos possam conhecê-los melhor e de sua opinião acerca da educação que temos e a educação que queremos.
* Fazer um breve comentário a respeito das considerações dos colegas com o objetivo de enriquecer a discussão e aprender a utilizar este.

3º momento:

* Propor algumas ações para que nossa escola possa caminhar rumo à educação que queremos usando como aliados os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
* Utilizar, na construção dos comentários, o texto em formato de hipertexto, fazendo referências por meio dos hiperlinks, que podem estar associados aos próprios comentários dos colegas ou a conteúdos externos ao blog.

4º momento:

* Propor uma discussão a respeito da atividade feita com os professores.
* Registrar suas opiniões acerca da importância das tecnologias na educação.
* Relatar as experiências que tiveram ao travar contato mais diretamente com elas e,
* Descrever de que formam pensam em utilizar as tecnologias da informação como aliadas nas suas aulas.

Recursos a serem utilizados: Computadores, Hipertexto, Internet, máquina fotográfica digital e outros recursos áudios-visuais.

Período de realização da atividade: De 23/06/2010 à 30/06/2010.

A atividade poderá ser acompanhada no Blog criado para a nossa Escola!

Atividade 2.3

Nesta atividade foi preciso contribuir com o fórum "Ambiente de compartilhamento de produções", onde deveria ser lido os trabalhos realizados pelos cursistas e comentá-los.

Atividade 2.2 B

Atividade 2.2B

O que é hipertexto?



O Hipertexto é muito utilizado na linguagem virtual, presente na internet, apesar de não ser de uso exclusivo da mesma.

Como explica: http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

“Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.

Esses “elos” favorecem muito os entendimento da questão.

O conceito de hipertexto:

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.”

“Em educação, o hipertexto pode afetar, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.”

O uso de hipertexto expande o campo de trabalho do professor e torna o aprendizado mais estimulante.

Atividade 2.1

Nesta atividade, tivemos a oportunidade de conhecer e aprender a utilizar a internet, o hipertexto. Sendo descrito na atividade 2.2 os conceitos e o que se pôde entender.

Atividade 2.2

Atividade 2.2A
O que é hipertexto?

Navegar na internet é sempre uma nova descoberta. O maravilhoso desta experiência é perceber o ramo de informações que a internet fornece. Ler textos, fazer pesquisas é muito interessante, pois quando se há dúvida os links nos ajudam a compreender melhor. Essa experiência de navegação foi muito importante pra mim, apesar de eu ter já uma experiência em navegação. Navegando pelo wikipédia pude descobrir como este site esclarece um conteúdo ou palavras, é como se fosse um dicionário só que muito mais abrangente, muito mais esclarecedor. Ao pesquisar a palavra hipertexto, confesso que eu não fazia a mínima ideia do que era, e quando fui lendo, acessando os links que o Wikipedia dispõe, pude compreender melhor. É muito interessante essa pesquisa, pois eu sempre faço pesquisas na internet, leio textos, mas não sabia nomes, nem significados desses termos usado na internet como hipertexto e link. Muito legal, achei ótimo este trabalho. O hipertexto favorece a leitura, o esclarecimento de dúvidas, além de ser interessante aos olhos do leitor. Pude descobrir também, que a maioria das leituras presentes na internet são formados de hipertexto. Aproveitei para pesquisar sobre livros virtuais ( gosto muito de lê-los ) e descobri que a maioria deles contém hipertexto. Acredito que as pessoas que não tem muito acesso à internet, ou não tem experiência, deve encontrar alguma dificuldade na navegação, pois os comandos, as ferramentas da internet às vezes nos confundem um pouco, mas é uma questão de prática. E com certeza quando a pessoa adquirir uma certa experiência, principalmente nós professores, não vai querer mais pesquisar em livros ou outros meios, pois a internet é um recurso fascinante.

Atividade 1.8

Atividade 1.7

CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nome do cursista: Gizely Alves Rosa de Souza
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

Atividade 1.7
Pesquisando sobre o trabalho por projetos

Este projeto foi realizado na Escola Municipal Dom Bosco em 2009:
Tema: O folclore no dia-a-dia
Conteúdos curriculares envolvidos: Folclore, Estudo da Cultura, Leitura,
Números de alunos e professores participantes: 180 alunos e 12 professores
Tecnologias e mídias utilizadas: Computador, Internet, microfone, Datashow,
aparelho de som, Tv e vídeo
Duração: 5 dias
Procedimentos: Conversa dirigida a respeito do histórico do folclore brasileiro, e pesquisa de textos.
• Pedir para que os alunos recontem as lendas utilizando a escrita, desenho e produção de cartazes.
• Exposição de trava-línguas e parlendas.
• Produção de slides no laboratório de informática sobre as comidas típicas
• A culminância do projeto se dará através de exposições dos trabalhos desenvolvidos, através de vídeo, cartazes, materiais impressos, datashow e exposição em varal.
- Avaliação: os alunos deverão compreender a importância da preservação do folclore para as gerações futuras.
Este projeto teve como objetivo principal apresentar aos alunos o folclore brasileiro como suas danças, comidas e linguagem típica.
Ao trabalhar com projetos, os educandos demonstra mais empenho e interesse no conteúdo

Atividade 1.3

Nesta atividade foi feito um comentário sobre o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY, onde o professor Dowbor, na entrevista concedida à Rede Vida, em maio de 2004, propõe repensar o tipo de escola que temos, para conseguirmos uma escola que precisamos ter.

A entrevista do professor Dowbor, nos leva a repensar sobre a escola atual. Demonstra que é preciso mudanças para preparar os nossos alunos para o futuro. Buscar o conhecimento através das novas tecnologias, requer uma forma de trabalho coletivo na busca da unidade-totalidade do conhecimento, no fazer pedagógico. No meu ponto de vista, é fundamental que a escola, o professor e o aluno, tenham clareza de quais são os fins ou os motivos da atividade de ensino e de aprendizagem, produzam seus objetivos, definam as ações e procedimentos necessários para a execução desses fins e considerem as tecnologias, para o trabalho escolar, partindo de uma análise crítica da realidade, criando condições para a formação da consciência crítica comprometida com a transformação da sociedade.

Atividade 1.6

Foi apresentado um vídeo demosntrando o uso das tecnologias.
Comentário postado sobre o vídeo:
"A tecnologia facilita bastante o trabalho do professor. Através da tecnologia é possível tornar mais verdade, mais real aquilo que falamos ao aluno. Ainda bem que o governo está reconhecendo a importância do uso da tecnologia na escola. Há pouco tempo atrás nossas escolas não tinham recursos tecnológicos, agora todas as escolas tem laboratórios de informática, TV, DVD entre outros. É claro que nós professores esperamos mais, e cobraremos também. É fantástico ver o efeito que os recurso tecnológicos despertam nos alunos, despertam interesse e participação."

Atividade 1.5

CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nome do cursista: Gizely Alves Rosa de Souza
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

Atividade 5
Experiências e sugestões de aulas

Fichamento

Nome do programa: FASES DO DESENVOLVIMENTO DO CORPO

Áreas do Conhecimento: CIÊNCIAS/ORIENTAÇÃOSEXUAL

Descrição:

Nesta aula o aluno poderá: Identificar as fases do crescimento do ser humano; Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças;Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças. Nesta aula o professor leva os alunos na sala de tecnologia e passar para eles os filmes:YouTube-Embriologia (Uma História de Amor) onde iremos conscientizá-los de que eles são uma obra prima. YouTube - gestação mês a mês.
Depois os alunos assistirão um slide feito pelo professor e os dos outros alunos, com As Fases da Vida. E conscientiza-los que , se obedecermos cada uma delas a vida se torna mais tranquila. Conscientizando os alunos de que o uso da droga e do fumo podem encurtar essas fases. E eles nem passarem por elas.
E achei muito interessante esta atividade, pois os vídeos mostram com clareza a formação do corpo humano e relaciona assuntos de sexualidade de forma natural. Só que, na minha aula, eu mudarei a forma de avaliação. Pedirei que em grupos os alunos desenvolvam textos sobre o tema.

Atividade 1.4

Atividade 1.2

Ser professor em tempos tão modernos requer muita disposição, força de vontade e dinamismo. O professor hoje, não tem somente a função de transmitir o saber e sim de formar cidadão pensante. Dialogar com os alunos, propor questões e
discuti-las, facilita o trabalho e torna o professor um aprendiz e não mais o dono do saber. Como professora, estou sempre em busca de novos conhecimentos, de novas práticas de ensino, e nesta situação acredito que a prática tem seu lado positivo e negativo. Há pontos em que ela ajuda a desempenhar bem o meu trabalho, porém há momentos que ela impede de abrir novos horizontes. Diante de inovações, procuro sempre me adaptar, pois acredito que o bom professor não se deve prender a métodos repetitivos, e nem a rotina escolar.
A tecnologia é realmente, algo fantástico. Apresenta situações inimagináveis. Eu, particularmente sou muito fã de novas tecnologias, penso que elas expandem novos campos de trabalhos. Como professora, acho muito importante fazer o uso das tecnologias para melhorar o processo ensino-aprendizagem, pois elas além de facilitar esse processo, mostra com mais clareza, e desperta muito interesse nos alunos e nos professores também. Porém, este uso requer cautela e organização. Como foi descrito no texto “As sereias do ensino eletrônico”, no início o uso das tecnologias provocam muita euforia, sendo assim é preciso saber desenvolver a tecnologia para cumprir o objetivo proposto. E com certeza, a prática pedagógica deve ser mudada para introduzir a tecnologia no ambiente escolar. Em primeiro lugar, o professor deve se qualificar para desenvolvê-la, pois se o próprio professor não tem domínio ao usar a tecnologia, este não poderá repassar aos seus alunos. E ao usar a tecnologia é preciso primeiro planejar, propor objetivos e finalidades e acima de tudo garantir que todos os alunos tenham acesso. Já para o meu dia-a-dia como professora, a tecnologia facilita muito o trabalho, apresenta novas formas de repassar conteúdo e se faz sempre presente.

Atividade 1.1

A educação hoje está muito complexa. A escola não exerce mais a função de apenas ensinar a ler e escrever, ela influencia a educação como um todo, tanto nas disciplinas como para a vida social. A escola tem como função principal formar cidadãos, e prepará-los para enfrentar a realidade. O professor exerce um papel muito importante para essa formação. Talvez seja o professor a mola mestra para que essa função da escola seja cumprida com sabedoria.
Eu, como professor e aprendiz procuro sempre despertar a curiosidade dos alunos instigando-os a descobrirem respostas e propondo questões passíveis de pesquisa. Estou sempre orientando os alunos a pesquisarem e não dar respostas prontas. Gosto muito de dialogar com eles, de deixá-los falar, expor suas ideias e debate-las. Acredito que o debate e a demonstração da resposta correta é o melhor meio para fixação. Assim, além de passar os meus conhecimentos, eu aprendo muito mais com eles, e esta prática demonstra que nem sempre nós professores estamos corretos, somos o dono do saber. Eu não tenho vergonha de dizer que não sei algo, observo muito meus colegas de trabalho, e tento aproveitar algo que deu certo, uma boa ideia em minhas atividades. Consigo com facilidade, fazer mudanças na minha forma de ensinar, pois nem sempre aquilo que foi planejado pode sair como o esperado, e dentro de uma sala de aula com pessoas tão diferentes, com pensamentos tão diferentes, não se pode prever com certeza o que irá acontecer. Não me incomodo quando preciso fazer mudanças, muito pelo contrário, ao sentir a necessidade de mudar, é uma chance a mais de melhorar a minha postura como professor e de aumentar o meu crescimento.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estudando e aprendendo com as Tics 2010.
Template by Rosângela Coelho - Só Templates