Portifólio

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PROMOÇÃO A NOVIDADE RABER QUE VOCÊ VAI AMAR


PROMOÇÃO A NOVIDADE RABER QUE VOCÊ VAI AMAR

Para participar da promoção e concorrer ao Kit, a artesã deve:

- Seguir o Blog da Raber  www.evaraber.blogspot.com
- Divulgar o banner da promoção no seu blog.
- Ser residente no Brasil
- Não ser Parceira Oficial Raber
- Enviar um e-mail para mkt@raber.com.br 
com  o assunto:  Promoção " A novidade que você vai amar"
com o seu nome completo e endereço do seu Blog.

Promoção válida somente com divulgação em Blog. Divulgação pelo Orkut não será aceita.
As participantes irão receber no seu e-mail o número para sorteio em até 72 horas. Cada participante só poderá concorrer com 1 número.
Inscrições até dia 16/12/10
Sorteio dia 17/12/10


Kit Contendo
-05 pct do Lançamento Surpresa da Raber
-05 Folhas de EVA Liso 40x60 Cores sortidas
-05 Folhas de EVA Linha Especial 40x60 serigrafada
-05 Rolinhos da Linha Plush  - cores sortidas
-10 pct de Apliques Diversos
-01 Alfabeto Médio


SORTEIO:
Cada artesã receberá um número conforme ordem de inscrição. O sorteio será realizado através de sistema randômico.

 BOA SORTE

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atividade 4.9

Atualização do Meu Portifólio no blog.
Portifólio Atualizado!

Atividade 4.8

Abaixo encontra-se o relato feito por mim no Fórum Proinfo Integrado no Portal do Professor.

Olá pessoa! Sou cursista do Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs e estamos finalizando os trabalhos. Gostaria de relatar minha experiência com projeto. Realizei um projeto que teve como tema Água- Fonte da vida, destinado ao 4º ano do ensino fundamental. Este projeto teve como finalidade conscientizar as crianças da importânica da preservação da água, conhecer os sitemas de saneamento além de conhecer os caminhos da água até a nossa casa. Os alunos participaram com euforia, demonstrando grande interesse e desenvolvendo novas ideias para evitar o desperdício de água. O trabalho com projetos envolvendo mídias torna o aprendizado mais leve. Os alunos aprendem muito, mas nem percebem. As tecnologias auxiliam na prática pedagógica e despertam o interesse nos alunos pelos estudos. Foi uma experiência gratificante e que servirá para outras turmas também.

Atividade 4.7

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O que é currículo?
Currículo: do latim “currere” = carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino. O currículo deve incluir todas as atividades e experiências que permitem que o aluno aprenda. Inclui as atividades planejadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender.


Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
São várias as contribuições que a tecnologia dispõe no desenvolvimento do currículo. O uso de tecnologias em diversas atividades provoca avanços e flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que surgem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O professor pode elaborar e executar planos de aulas e ações que envolvam tecnologias seguindo as normas da escola. Porém o professor, deve fazer as adaptações ao currículo destacando sempre a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir ao ser humano. A integração das tecnologias no processo de aprendizagem é de responsabilidade do professor.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
O Projeto no âmbito escolar requer disponibilidade e planejamento. Sendo assim, o professor deve analisar a proposta curricular, os interesses dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias, e propor que uma novas práticas de ensino se realize através de projetos. O projeto deve proporcionar abertura para um processo de construção de aprendizado com princípios inovadores.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atividade 4.6.4

Inserir o Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor.

Atividade 4.6.3

Atividade em grupo onde reelaboramos o Plano de Aula e postamos o arquivo no Ambiente Colaborativo.

Clique aqui
para ver o plano reelaborado.

Atividade 4.6.2

Inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” a análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.

Grupo B
O projeto Água – Fonte da Vida foi bem aceito pelos alunos e conseguiram absorver bem o proposto. Tudo o que foi previsto foi realizado, porém conforme os temas iam sendo abordados, iam surgindo mais ideias inovadoras por parte dos alunos. Uma delas foi a visita a Saneago para conhecer de perto o sistema de tratamento de água do nosso município. Foram mobilizadas várias atitudes como diminuir o tempo do banho, prestar atenção na hora de deixar a torneira aberta entre outras. O uso das mídias e tecnologias aplicadas no projeto, abrangeu ainda mais o conteúdo e integrá-las ao currículo das disciplinas, trouxe uma ideia de inovação no ambiente escolar.

Atividade 4.6.1

Comentário feito sobre o plano de aula desenvolvido, postado no Fórum “Relato de projetos de trabalho”.

Grupo B
Projeto: Água – Fonte da Vida
Turma: 4º ano
Objetivos: Reconhecer a importância da água, Conhecer como a água chega até a nossa casa; Compreender a importância de se preservar a água, Propor mudanças em relação ao consumo da água. Identificar os diferentes usos que se faz da água.

A aula que o nosso grupo (B) elaborou teve como tema Água – Fonte da vida. Para tanto desenvolvemos diversas atividades como: Exibição de vídeos no Data show;
Fizemos análises dos vídeos, comentando o trabalho das companhias de saneamento e divulgando as formas de se preservar a água;
Executamos a música: "Terra, planeta água" de Guilherme Arantes, em CD. Os alunos em dupla, produziram uma imagem (desenho, foto, pintura) e objetos (escultura, maquete, móbile) ilustrando as informações contidas no trecho da canção que eles mesmos devem selecionar. Houve debate sobre o tema, destacando os aspectos mais importantes. Com esta aula, os alunos puderam aprender as diversas formas de economizar a água, além de conhecer o caminho que a água percorre até chegar em nossas casas.

Atividade 4.5

O Plano de aula elaborado e executado pelo grupo B pode ser visualizado clicando aqui.

Atividade 4.3/4.4

Reflexão sobre trabalhos com projetos em sala de aula com uso de tecnologias.
Nesta atividade era preciso fazer apenas uma reflexão, não sendo preciso postar no ambiente.

domingo, 12 de setembro de 2010

Atividade Extra

Nesta atividade o grupo postou a aula do Módulo III no Portal do Professor.

Atividade 4.2

Contribuição no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias"


Introduzir tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica é aliar conhecimento teórico e prático.Porém, para tanto é preciso conhecer os recursos disponíveis e utiliza-los de forma correta e adequada para cada classe e alunado a que se destina, além de ser uma atividade planejada.
O professor, pode utilizar vídeos e animações em suas aulas demonstrando e fixando conteúdos regulares; desenvolver pesquisas com os alunos usando hipertextos afim de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos; ensinar os alunos a divulgarem temas aprendidos em editor de apresentações; promover atividades na área de música como danças e paródias entre outras. O importante é utilizar as tecnologias para promover a informação e comunicação, o que além de facilitar a aprendizagem, torna a atividade mais estimulante e prazerosa.

Atividade 4.1.2

Texto postado no Diário de Bordo referente ao debate dos grupos no fórum:


Analisando o que foi debatido no fórum, conclui que a maioria dos professores concordam que é preciso haver mudanças na prática pedagógica em busca de melhores resultados na aprendizagem. Para modificar o aprendizado, primeiramente deve-se modificar a forma de ensinar. E a tecnologia é uma ferramenta que condiciona a estas mudanças. Acredito que o argumento mais determinante para mudança é o conhecimento do professor ao uso das tecnologias. Todos apontaram que o professor deve primeiramente saber utilizar os recursos tecnológicos e além disso direcionar o seu uso para que o aluno efetivamente aprenda ou seja, o recurso tecnológico deve ser direcionado ao conhecimento do aluno. Na minha opinião, para haver efetiva mudança o professor deve, antes de tudo estar preparado e ter força de vontade, pois o que eu mais vejo é a falta de entusiasmo por parte dos professores. Essas atividades ditas “diferentes” requer muita disposição e muitos professores dizem se difícil e colocam a sua vontade ( ou falta dela ) a frente da vontade dos alunos. E isso precisa ser mudado, afinal o professor trabalha por amor à sua profissão.

Atividade 4.1.1

Fórum: "Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem

Grupo B – Possíveis mudanças das estratégias de ensino

Ensinar é facilitar a aprendizagem, criando condições para que o aluno, a partir dele mesmo aprenda e cresça. Ao professor cabe a tarefa de “ensinar”, ou seja, facilitar a aprendizagem. Para isso é preciso primeiramente repensar certos métodos e estratégias de ensino, corrigir os que não deram certo e aprimorar os que tiveram sucesso. Acredito que o segundo passo é criar suas aulas aliando prática e teoria de acordo com a realidade de cada aluno, procurando atender as diferentes necessidades apresentadas.

Atividade 4.1

Atividade em que li a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Esta entrevista encontra-se disponível no Portal do Professor, depois li o Poema “DE MÃOS DADAS”, de Carlos Drummond de Andrade
E fiz uma reflexão levantando os seguintes aspectos:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Postei minha reflexão no fórum "Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem", no ambiente.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade 3.8

Nesta atividade, o grupo fez a apresentação da atividade aplicada:

Atividade 3.7

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nomes dos cursistas: Karoline Rodrigues, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gracilene Inácio de Oliveira, Rosemeire Celestino da Silva Borges.
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – Morrinhos/GO
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

ATIVIDADE 3.7: Execução da Atividade com Mídias Digitais

Plano da Aula Planejada

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I

MODALIDADE: Regular

COMPONENTES CURRICULARES: Ciências e Língua Portuguesa

TEMA: Poupando energia

SÉRIE: 2º, 3º, 4º e 5º anos.

DISCIPLINA: Ciências e Português

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1 aula de 2 horas

OBJETIVOS:
• Aprender de onde vem a energia elétrica e a sua importância;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
• Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

RECURSOS UTILIZADOS: Computador, Data show, Internet, Música, Texto e Aplicativo disponível no Portal Aprende Brasil.

ESTRATÉGIAS:

Assistir, no data show, os vídeos:
De onde vem a Energia Elétrica – Kika
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y.
Dicas para poupar energia elétrica
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc.

Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidrelétricas e as formas de economizar energia.
Ainda no Data Show, assistir a animação: Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2KjGh1JQUL4). Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.
Ler o texto no computador: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S.

Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

AVALIAÇÃO:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.

RECURSOS: Laboratório de informática, data show, vídeos: “De onde vem a Energia Elétrica – Kik” e “Dicas para poupar energia elétrica”. Música: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos”. Texto: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Atividade multimídia do Portal Aprende Brasil.


Relato da Aula Planejada e Executada

Cada um dos integrantes do grupo apresentou seus esboços de uma aula na qual seriam utilizados os recursos de mídias digitais. Entramos em um consenso e escolhemos aplicar o plano da professora Gizely Alves, sobre energia elétrica, pois, além de ter ficado muito interessante, já poderia servir para um projeto que está em andamento na escola na qual leciona.
A professora um dia antes de aplicar a sua aula, reuniu-se com a dinamizadora do laboratório de informática da escola para apresentar o plano e mostrar quais recursos seriam necessários providenciar para a aplicação dele.
No dia da aula, fomos para o laboratório de informática ajudar a organizar e estabelecer de que forma cada um poderia contribuir para o enriquecimento da aula, sem atrapalhar a apresentação da professora titular, nem inibir os alunos.
Quando todos os alunos do 4º ano B já estavam acomodados no laboratório de informática, a professora titular explicou-lhes que estávamos ali acompanhando sua aula, mas que contribuiríamos no que fosse preciso.

RELATO DA AULA:

1º MOMENTO:
A professora iniciou sua aula fazendo uma breve aproximação do conteúdo a ser trabalhando com os conhecimentos prévios de seus alunos. Perguntou-lhes que equipamentos eles possuíam em casa que necessitavam de energia elétrica para funcionar. Vários exemplos foram dados, como: geladeira, televisão, rádio, máquina de lavar, ferro de passar roupas, etc.
A partir daí, a professora perguntou aos alunos se eles sabiam de onde vinha a energia elétrica que faz funcionar tantos aparelhos que nos auxiliam no dia a dia. Alguns souberam dizer que das usinas hidrelétricas, mas não tinham ideia de como era produzida.
Neste momento, uma dos alunos, afirmou que a energia que abastecia a sua casa vinha dos postes de luz da sua rua, mas também das placas que tinham em cima de seu telhado. Isto é, energia solar. A família do aluno fora contemplada por um programa do governo que proporcionou a instalação de placas no telhado, principalmente para a utilização do chuveiro elétrico, um dos vilões mais conhecidos pelo alto consumo de energia.
Outro aluno aproveita para completar a fala do primeiro, dizendo que se tratava de energia solar. Neste momento, um dos professores cursistas de nosso grupo, pediu a palavra para complementar o que este aluno havia dito. Ele lembrou aos alunos que, as placas coletoras que são colocadas sobre os telhados são realmente utilizadas para a captação de energia solar, no entanto, ainda no Brasil, provavelmente por seu alto custo de instalação, estas placas estão sendo utilizadas para o aquecimento da água e não para gerar energia elétrica. Acrescentou ser esta fonte de energia limpa, sem poluição nem impactos ambientais.
Aproveitando o comentário do aluno e o enriquecimento do colega cursista, a professora enfatizou que existem também outras formas de se conseguir energia para o funcionamento dos equipamentos que eles conheciam. Além da energia elétrica produzida pelas hidrelétricas - mais consumida no Brasil -, e da energia solar – citada também, existe a energia eólica – produzida pela força dos ventos, a energia vindas das termoelétricas – gerada a partir da queima de carvão, óleo, derivados do petróleo e cana de açúcar, energia nuclear, entre outras, sendo que as mais utilizadas são aquelas que ocasionam mais impactos ambientais poluindo o meio ambiente.

2º MOMENTO:
Após este primeiro contato, foi reproduzido no data show o vídeo De onde vem a Energia Elétrica, Kika? Para que os alunos pudessem ver as usinas hidrelétricas e a maneira como nelas é gerada a energia elétrica.
A partir das imagens de usinas hidrelétricas, a professora pode sensibilizá-los dos impactos ambientais que a construção de usinas como aquelas mostradas no vídeo podem trazer à região. Os alunos ficaram interessados em saber como que algo tão grandioso era construído.
Uma de nossas colegas cursistas explicou que as usinas hidrelétricas surgem a partir da construção de grandes barragens para o represamento de rios e lagos, para o qual, muitas vezes é necessário o inundamento de grandes áreas próximas à represa, como cidades e até florestas.

3º MOMENTO:
Aproveitando o aspecto ambiental que envolve a construção e manutenção de usinas hidrelétricas, foi apresentado aos alunos também o vídeo Dicas para poupar energia elétrica, produzido pela Eletrosul – Centrais Elétricas SAl – empresa que tem sua sede em Florianópolis/SC, atuando nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, que investe em pesquisas e promove o uso de fontes alternativas de energia.
O vídeo foi muito bem aceito pelos alunos, pois mostra de maneira divertida e educativa práticas do nosso dia a dia que contribuem em muito para o desperdício de energia elétrica. Os alunos ficaram interessados em discutir os maus hábitos da família Sbanja, apontando inclusive seus hábitos semelhantes.

4º MOMENTO:
Aproveitando o tema e sua importância, foi apresentada aos alunos a música Vamos lá poupar energia - Canções de Miúdos, com o objetivo de reforçar a importância de economizarmos energia.

Por conta de problemas com a conexão de Internet, o restante da aula teve que ser aplicado no dia posterior.

CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR:

1º MOMENTO:
A professora fez uma breve recapitulação do que foi discutido e apresentado na aula anterior sobre energia elétrica, destacando os pontos mais importantes em relação aos tipos, formas de captação de energia e impactos que podem provocar ao meio ambiente e às nossas vidas.

2º MOMENTO:
Em seguida propôs a leitura coletiva do texto A Energia Elétrica, de Augusta Schimidt, que pode ser acessado pelos alunos através da procura pelo título no site de buscas Google, mostrando o endereço
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S para a leitura.
Os alunos leram juntamente com a professora o texto sugerido e discutiram as questões mais relevantes a respeito da energia elétrica na forma de poesia.

3º MOMENTO:
Após a leitura e discussão do texto, os alunos foram instruídos a acessarem o Portal Aprende Brasil para explorarem a atividade multimídia sobre Eletricidade disponível no site. Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver como a eletricidade chega a nossas casas.

4º MOMENTO:
Já de volta à sala de aula, a professora pediu para que formassem grupos de 5 a 6 alunos, para a confecção de um mural, apresentando dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica e da importância que poupar energia tem ao nosso bolso, mas também ao meio ambiente.

AVALIAÇÃO DA AULA:

• Como os alunos se envolveram:
Percebemos que, com os recursos que foram utilizados, os alunos puderam interagir mais na aula e tiveram a oportunidade e conhecer mais a respeito do assunto apresentado, demonstrando interesse sobre eles.

• Compreensão por parte dos alunos sobre a proposta da aula:
Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Exemplo de como foi bem trabalhada é que eles propuseram mudar seus hábitos em relação ao uso da energia, além de levar aos pais e responsáveis estes ensinamentos para que eles também possam economizar.

• Forma de apresentar o conteúdo.
A maneira como a professora apresentou o conteúdo, utilizando a aproximação dele à realidade de seus alunos, além dos recursos utilizados com linguagem simples e didática, facilitou a compreensão por parte do grupo.

• A condução da atividade:
A maneira com que a professora conduziu a aula permitiu a associação do tema às práticas cotidianas dos alunos, fazendo com que eles se interessassem em discutir e dar exemplos do que ocorria em relação ao que foi apresentado. Os alunos, de maneira geral, se sentiram a vontade para comentar sobre o conteúdo e para perguntar sobre como é produzida a energia elétrica e que ações podem ajudar a economizá-la.

• Os equipamentos e os programas utilizados:
Os recursos utilizados foram excelentes facilitadores na aprendizagem da aula aplicada, porém, por conta de uma falha na conexão com a Internet, a aula precisou ser concluída no dia seguinte.

• A turma e a proposta da aula:
A turma recebeu bem a proposta da aula trabalhada, e a maneira como foi levada a eles estimulou-os a participar ativamente das discussões. O uso das tecnologias foi um atrativo, certamente, mas a temática abordada a partir dos impactos causados pelas usinas hidrelétricas e dos meios alternativos para se economizar e poluir menos foram também importantes para o envolvimento dos alunos na aula.

Ficamos, no geral, satisfeitos com a aula aplicada e com a nossa participação nela. Pudemos perceber que, quando o professor se mostra disposto a levar para sala de aula conteúdos verdadeiramente significativos para seus aluno e de forma mais atrativa, eles correspondem mais aos objetivos de aprender e participar.

• Adaptação para outros contextos, séries e disciplinas:
A aula executada pode ser aplicada não somente ao 4º ano do Ensino Fundamental, mas também aos demais anos, mudando apenas a linguagem que se vai trabalhar e talvez, adaptar algumas formas de se apresentar os conteúdos.
Pode ser trabalhado também nas disciplinas de:
Língua Portuguesa, na forma de produção de texto;
Matemática, quando trabalhada a leitura da conta de energia para o cálculo do valor do KW, consumo do mês, tarifa e impostos, por exemplo;
Geografia, no estudo da interferência que a implantação de usinas hidrelétricas pode causar nos solos e recursos minerais, na qualidade das águas e na vegetação.

Atividade 3.6

Plano de aula elaborado por mim, e que o grupo deciciu escolhê-lo para desenvolver a atividade usando mídias.

Atividade com Mídias Digitais

Nível de Ensino:
Ensino Fundamental I

Modalidade: Regular

Tema: Poupando energia

Série: 2º, 3º, 4º e 5º anos

Disciplina: Ciências e Português

Duração das atividades: 1 aula de 2 horas

Objetivos: • Aprender de onde vem a energia elétrica e a importância da mesma;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

Recursos utilizados: Computador, Data show, Internet.

Estratégias:

• Assistir, no Data show, os vídeos: “De onde vem a Energia Elétrica – Kika


Dicas para poupar energia elétrica


• Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidreelétricas e as formas de economizar energia.

• Ainda no Data Show, assistir a animação: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos.”


• Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.

• Ler o texto no computador: A Energia Elétrica de Augusta Schimidt

• Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

Avaliação:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade Opcional

Esta era uma atividade opcional, que decidi por faze-la pois acredito que irá aumentar o meu campo de trabalho.
Cada um dos integrantes do grupo escolheu um dos seguintes sites para visitar, assistir a alguns vídeos, postar os hiperlinks e fazer os seus comentários sobre eles: Curta na Escola | Porta Curtas | YouTube | Cineduc | Kinema | Mnemocine |
Eu pesquisei no site Portas Curtas Petrobrás vídeos e no Curta na Escola e conheci os pareceres pedagógicos além de contribuir com estes pareceres. Abaixo, será possível ver os caminhos da minha pesquisa:

Portas Curtas Petrobrás

A casa

Ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.
Gostei muito deste vídeo, pois acredito que em sala ele pode despertar a imaginação, criatividade e interação entre alunos.


A casa de máquinas


Uma chave inicia o funcionamento de uma complexa estrutura mecânica onde planejadas reações em cadeia e acaso se misturam em cooperação.
Neste vídeo, o professor pode enfatizar a importância da união durante a execução de um trabalho em grupo.

A moça que dançou depois de morta

Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor.
Este vídeo pode ser colaborativo ao trabalhar literatura de cordel.

Curta na Escola

Neste site, fiz o meu cadastro, assisti alguns vídeos e analisei os pareceres peagógicos. Segue abaixo os caminhos:

A Velha a Fiar

Ficção | De Humberto Mauro | 1960 | 6 min
Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência. Clássico de Humberto Mauro, grande nome na história do cinema brasileiro.
» Disciplinas: Geografia, História, Língua Portuguesa, Pluralidade Cultural
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I



Minhocas

Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min
Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. Nessa família de minhocas, Júnior está crescendo e ainda não conseguiu nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?
» Disciplinas: Artes, Ciências, Psicologia
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Formação de Educadores



Ilha das Flores

Documentário, Experimental | Jorge Furtado | 1989 | 13 min
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
» Disciplinas: Geografia, História, Língua Portuguesa, Meio ambiente, Sociologia
» Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio

Para assistir aos vídeos e comentários dos demais integrantes, acesse os blogs de cada um: Karoline | Wagner | Sandra | Gracilene | Rosemeire | Francinéia | ou faça o download do documento contendo todos os registros -> aqui.

domingo, 22 de agosto de 2010

Atividade 3.5

Nesta atividade elaborei um trabalho usando mídias digitais e fiz uma apresentação dele:

Atividade 3.4

Nesta atividade o grupo se reuniu e compartilhamos nossas descobertas ao visitarmos os sites que funcionam como repositórios de mídias digitais. Cada membro do grupo, criou um documento no qual foram colocados os hiperlinks dos produtos que observou além de seus comentários a respeito destes.

Clique aqui para ter acesso ao documento.

Atividade 3.3

Nesta atividade, fiz pesquisas de vídeos, áudios e animações no Portal do Professor e na TV escola. Selecionei tudo aquilo que achei interessante e apresentei aos colegas do curso.

As Pererecas Sapecas

Trata-se de um vídeo destinado principalmente à Educação Infantil, onde a criança desenvolve a linguagem oral e escrita, coordenação motora e expressividade. Achei muito interessante este vídeo, pois além de muito criativo, a criança aprende brincando e apesar de ser destinado a Educação Infantil, acredito que pode ser trabalhado com o Ensino Fundamental também.

Tumebune, O Vagalume

Recurso de áudio onde é possível despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade de imaginação para a construção das mesmas.
Este áudio, conta em forma de poesia a história de um vagalume que vivia se apaixonando por objetos elétricos e luminosos. O interessante deste áudio é a forma com que a história é narrada, pode-se trabalhar com as crianças a linguagem poética de forma lúdica.

Conhecendo Brasília

Animação que faz parte do Programa TV Escola e apresenta um quadro chamado "Momento Brasil". Este episódio apresenta a cidade de Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Há um breve histórico da construção da capital federal com detalhes da arquitetura local e de pontos turísticos. Com esta animação, é possível trabalhar a história política do Brasil e conhecer a história de Brasília.


Vídeos selecionados da TV escola:

VESPAS

Episódio da série "O Mundo Secreto dos Jardins", que explora a vida num jardim em dimensões microscópicas e mostra, a partir de modernas técnicas de filmagem, como é a vida dos insetos que vivem na terra.
Série: MUNDO SECRETO DOS JARDINS,
Faixa de Ensino: Fundamental
Disciplina: Ciências; Meio Ambiente

VEÍCULO

Episódio da série CIÊNCIA NUA E CRUA 4, em que cinco cientistas, isolados no Vale da Morte, deserto situado na Califórnia, e utilizando-se de poucos recursos materiais, realizam diversos experimentos relacionados a viagens espaciais. Alguns desafios
Série: CIÊNCIA NUA E CRUA 4
Faixa de Ensino: Fundamental
Disciplina: Ciências; Geografia; Meio Ambiente

Atividade 3.2

Nesta atividade, era preciso pesquisar na internet e em materiais repositórios nos computadores da escola vídeos, áudios e imagens interessantes para nós. Nos links abaixo será possível ver os sites que pesquisei.
TV escola,
Portal do professor
Domínio Público
Seja um professor
Banco Internacional de Objetos Educacionais
Youtube

Atividade 3.1

Nesta atividade assisti o vídeo Saltos no Tempo, do Bloco do Passo e fiz a seguinte reflexão:
Este trabalho do Professor Lucas nos remete a ideia de companheirismo e colaborção para ser trabalhado na escola, principalmente para o uso das tecnologias. Nas atividades em grupo por exemplo cada membro tem o seu papel, a sua função, e no final ao reunir todas as ideias o trabalho será de todos. Desenvolver trabalhos diversos na escola é importante para desenvolver novas experiências atendendo as diferenças entre alunos. Eu acredito que é possível, pelo menos uma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas, só que de formas diferentes.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividade 2.10

Divulgação do endereço do meu blog no fórum e publicação do portifólio.

Atividade 2.9

Vagando pelo Wikcionário, centrei minhas pesquisas em expressões e palavras usadas pelas pessoas do interior de Goiás.
Contribui com a expressão "boca suja", bastante utilizada no meio em que vivo.

Fiz uma pesquisa sobre as expressões e uai, tipicamente utilizadas nos Estados de Goiás e de Minas Gerais.

Também pesquisei a palavra , usada geralmente entre as pessoas de mais idade.

Atividade 2.8

Pesquisando no Wikipédia

Pequi, árvore nativa do cerrado.
Foto do pequiseiro

João Melchior Bosco - Dom Bosco, origem do nome da nossa Escola Municipal Dom Bosco
Para ver sua imagem clique aqui.

Cidade de Goiás ou Goiás Velho, A primeira capital do Estado de Goiás
Você poderá ver a imagem da Cidade de Goiás clicando aqui.

Atividade 2.7

Apresentação do Projeto

O projeto desenvolvido na nossa escola, utilizando as tecnologias como recursos educacionais, pode ser acompanhado através do blog da Escola Municipal Dom Bosco, criado não somente para a execução destas atividades, mas para incentivar os demais professores a inserir na sua prática diária estes recursos que podem servir como facilitador do conhecimento.

A descrição do Projeto pode ser verificada aqui.

A apresentação digital do projeto, pode ser conferida diretamente no Blog da Escola através deste http://domboscomorrinhos.blogspot.com/2010/06/projeto-matematica-no-mundo-que-nos.html ou então, através do Ambiente Colaborativo do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, no item Biblioteca>Material do Aluno>Grupo Dom Bosco, onde foi disponibilizado um arquivo em HTML. Através deste arquivo, clicando nos links que aparecem, o internauta poderá ter acesso ao conteúdo completo do Blog.

Atividade 2.4

Criando um portfólio em hipertexto

Atividade em que consiste na criação de um portifólio para descrição das atividades durante o curso.

Nesta atividade foi criado a página inicial do portfólio, onde se registra as atividades do curso Aprendendo e Ensinando com as TIC.

Atividade 2.6

Execução do planejamento

Esta atividade consistiu apenas na execução do planejamento feito e sua observação. A descrição do Planejamento pode ser acompanhada no blog da Escola Dom Bosco.

Atividade 2.5

Planejando Atividade com Hipertextos e Internet

Nome dos cursistas: Karoline Rodrigues, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Gracilene Inácio de Oliveira e Rosemeire Celestino da Silva Borges.

Título: As tecnologias como aliadas na prática pedagógica.

Público Alvo: Professores e funcionários da Escola Municipal Dom Bosco.

Objetivos:

* Incentivar a interação entre os professores e funcionários da Escola;
* Estimular o trabalho coletivo;
* Proporcionar maior contato com as TIC e;
* Incentivar o uso das tecnologias nas atividades escolares, não somente entre os alunos, mas entre os próprios professores.

O que os professores poderão aprender com este projeto:

* A criar e manipular um blog;
* Postar suas considerações utilizando o formato de hipertexto;
* Entender a importância da construção coletiva de um projeto;
* Interagir e contribuir com suas experiências na publicação de comentários sobre os trabalhos desenvolvidos pela Escola;
* Reflexão sobre a importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de nossos alunos;
* Compreender a importância de estarem atualizados e entrosados com as novas tecnologias.

Desenvolvimento/etapas:

1º momento:

* Apresentação aos professores da importância que tem as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação atual.
* Mostrar exemplos bem sucedidos de atividades que foram utilizadas as TIC em sala de aula.
* Apresentar um breve comentário sobre o que são hipertextos e hiperlinks e de que forma eles podem se tornar aliados no processo de construção de conhecimento de nossos alunos.

2º momento:

* Propor a construção de um blog da Escola, no qual os professores poderão compartilhar experiências e divulgar os trabalhos e projetos executados em sala de aula, explorando as tecnologias.
* Publicar, individualmente, uma breve apresentação contendo alguns dados para que todos possam conhecê-los melhor e de sua opinião acerca da educação que temos e a educação que queremos.
* Fazer um breve comentário a respeito das considerações dos colegas com o objetivo de enriquecer a discussão e aprender a utilizar este.

3º momento:

* Propor algumas ações para que nossa escola possa caminhar rumo à educação que queremos usando como aliados os recursos tecnológicos que a escola dispõe.
* Utilizar, na construção dos comentários, o texto em formato de hipertexto, fazendo referências por meio dos hiperlinks, que podem estar associados aos próprios comentários dos colegas ou a conteúdos externos ao blog.

4º momento:

* Propor uma discussão a respeito da atividade feita com os professores.
* Registrar suas opiniões acerca da importância das tecnologias na educação.
* Relatar as experiências que tiveram ao travar contato mais diretamente com elas e,
* Descrever de que formam pensam em utilizar as tecnologias da informação como aliadas nas suas aulas.

Recursos a serem utilizados: Computadores, Hipertexto, Internet, máquina fotográfica digital e outros recursos áudios-visuais.

Período de realização da atividade: De 23/06/2010 à 30/06/2010.

A atividade poderá ser acompanhada no Blog criado para a nossa Escola!

Atividade 2.3

Nesta atividade foi preciso contribuir com o fórum "Ambiente de compartilhamento de produções", onde deveria ser lido os trabalhos realizados pelos cursistas e comentá-los.

Atividade 2.2 B

Atividade 2.2B

O que é hipertexto?



O Hipertexto é muito utilizado na linguagem virtual, presente na internet, apesar de não ser de uso exclusivo da mesma.

Como explica: http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm

“Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais.

Esses “elos” favorecem muito os entendimento da questão.

O conceito de hipertexto:

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.”

“Em educação, o hipertexto pode afetar, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.”

O uso de hipertexto expande o campo de trabalho do professor e torna o aprendizado mais estimulante.

Atividade 2.1

Nesta atividade, tivemos a oportunidade de conhecer e aprender a utilizar a internet, o hipertexto. Sendo descrito na atividade 2.2 os conceitos e o que se pôde entender.

Atividade 2.2

Atividade 2.2A
O que é hipertexto?

Navegar na internet é sempre uma nova descoberta. O maravilhoso desta experiência é perceber o ramo de informações que a internet fornece. Ler textos, fazer pesquisas é muito interessante, pois quando se há dúvida os links nos ajudam a compreender melhor. Essa experiência de navegação foi muito importante pra mim, apesar de eu ter já uma experiência em navegação. Navegando pelo wikipédia pude descobrir como este site esclarece um conteúdo ou palavras, é como se fosse um dicionário só que muito mais abrangente, muito mais esclarecedor. Ao pesquisar a palavra hipertexto, confesso que eu não fazia a mínima ideia do que era, e quando fui lendo, acessando os links que o Wikipedia dispõe, pude compreender melhor. É muito interessante essa pesquisa, pois eu sempre faço pesquisas na internet, leio textos, mas não sabia nomes, nem significados desses termos usado na internet como hipertexto e link. Muito legal, achei ótimo este trabalho. O hipertexto favorece a leitura, o esclarecimento de dúvidas, além de ser interessante aos olhos do leitor. Pude descobrir também, que a maioria das leituras presentes na internet são formados de hipertexto. Aproveitei para pesquisar sobre livros virtuais ( gosto muito de lê-los ) e descobri que a maioria deles contém hipertexto. Acredito que as pessoas que não tem muito acesso à internet, ou não tem experiência, deve encontrar alguma dificuldade na navegação, pois os comandos, as ferramentas da internet às vezes nos confundem um pouco, mas é uma questão de prática. E com certeza quando a pessoa adquirir uma certa experiência, principalmente nós professores, não vai querer mais pesquisar em livros ou outros meios, pois a internet é um recurso fascinante.

Atividade 1.8

Atividade 1.7

CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nome do cursista: Gizely Alves Rosa de Souza
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

Atividade 1.7
Pesquisando sobre o trabalho por projetos

Este projeto foi realizado na Escola Municipal Dom Bosco em 2009:
Tema: O folclore no dia-a-dia
Conteúdos curriculares envolvidos: Folclore, Estudo da Cultura, Leitura,
Números de alunos e professores participantes: 180 alunos e 12 professores
Tecnologias e mídias utilizadas: Computador, Internet, microfone, Datashow,
aparelho de som, Tv e vídeo
Duração: 5 dias
Procedimentos: Conversa dirigida a respeito do histórico do folclore brasileiro, e pesquisa de textos.
• Pedir para que os alunos recontem as lendas utilizando a escrita, desenho e produção de cartazes.
• Exposição de trava-línguas e parlendas.
• Produção de slides no laboratório de informática sobre as comidas típicas
• A culminância do projeto se dará através de exposições dos trabalhos desenvolvidos, através de vídeo, cartazes, materiais impressos, datashow e exposição em varal.
- Avaliação: os alunos deverão compreender a importância da preservação do folclore para as gerações futuras.
Este projeto teve como objetivo principal apresentar aos alunos o folclore brasileiro como suas danças, comidas e linguagem típica.
Ao trabalhar com projetos, os educandos demonstra mais empenho e interesse no conteúdo

Atividade 1.3

Nesta atividade foi feito um comentário sobre o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY, onde o professor Dowbor, na entrevista concedida à Rede Vida, em maio de 2004, propõe repensar o tipo de escola que temos, para conseguirmos uma escola que precisamos ter.

A entrevista do professor Dowbor, nos leva a repensar sobre a escola atual. Demonstra que é preciso mudanças para preparar os nossos alunos para o futuro. Buscar o conhecimento através das novas tecnologias, requer uma forma de trabalho coletivo na busca da unidade-totalidade do conhecimento, no fazer pedagógico. No meu ponto de vista, é fundamental que a escola, o professor e o aluno, tenham clareza de quais são os fins ou os motivos da atividade de ensino e de aprendizagem, produzam seus objetivos, definam as ações e procedimentos necessários para a execução desses fins e considerem as tecnologias, para o trabalho escolar, partindo de uma análise crítica da realidade, criando condições para a formação da consciência crítica comprometida com a transformação da sociedade.

Atividade 1.6

Foi apresentado um vídeo demosntrando o uso das tecnologias.
Comentário postado sobre o vídeo:
"A tecnologia facilita bastante o trabalho do professor. Através da tecnologia é possível tornar mais verdade, mais real aquilo que falamos ao aluno. Ainda bem que o governo está reconhecendo a importância do uso da tecnologia na escola. Há pouco tempo atrás nossas escolas não tinham recursos tecnológicos, agora todas as escolas tem laboratórios de informática, TV, DVD entre outros. É claro que nós professores esperamos mais, e cobraremos também. É fantástico ver o efeito que os recurso tecnológicos despertam nos alunos, despertam interesse e participação."

Atividade 1.5

CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nome do cursista: Gizely Alves Rosa de Souza
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs Morrinhos
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

Atividade 5
Experiências e sugestões de aulas

Fichamento

Nome do programa: FASES DO DESENVOLVIMENTO DO CORPO

Áreas do Conhecimento: CIÊNCIAS/ORIENTAÇÃOSEXUAL

Descrição:

Nesta aula o aluno poderá: Identificar as fases do crescimento do ser humano; Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças;Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças. Nesta aula o professor leva os alunos na sala de tecnologia e passar para eles os filmes:YouTube-Embriologia (Uma História de Amor) onde iremos conscientizá-los de que eles são uma obra prima. YouTube - gestação mês a mês.
Depois os alunos assistirão um slide feito pelo professor e os dos outros alunos, com As Fases da Vida. E conscientiza-los que , se obedecermos cada uma delas a vida se torna mais tranquila. Conscientizando os alunos de que o uso da droga e do fumo podem encurtar essas fases. E eles nem passarem por elas.
E achei muito interessante esta atividade, pois os vídeos mostram com clareza a formação do corpo humano e relaciona assuntos de sexualidade de forma natural. Só que, na minha aula, eu mudarei a forma de avaliação. Pedirei que em grupos os alunos desenvolvam textos sobre o tema.

Atividade 1.4

Atividade 1.2

Ser professor em tempos tão modernos requer muita disposição, força de vontade e dinamismo. O professor hoje, não tem somente a função de transmitir o saber e sim de formar cidadão pensante. Dialogar com os alunos, propor questões e
discuti-las, facilita o trabalho e torna o professor um aprendiz e não mais o dono do saber. Como professora, estou sempre em busca de novos conhecimentos, de novas práticas de ensino, e nesta situação acredito que a prática tem seu lado positivo e negativo. Há pontos em que ela ajuda a desempenhar bem o meu trabalho, porém há momentos que ela impede de abrir novos horizontes. Diante de inovações, procuro sempre me adaptar, pois acredito que o bom professor não se deve prender a métodos repetitivos, e nem a rotina escolar.
A tecnologia é realmente, algo fantástico. Apresenta situações inimagináveis. Eu, particularmente sou muito fã de novas tecnologias, penso que elas expandem novos campos de trabalhos. Como professora, acho muito importante fazer o uso das tecnologias para melhorar o processo ensino-aprendizagem, pois elas além de facilitar esse processo, mostra com mais clareza, e desperta muito interesse nos alunos e nos professores também. Porém, este uso requer cautela e organização. Como foi descrito no texto “As sereias do ensino eletrônico”, no início o uso das tecnologias provocam muita euforia, sendo assim é preciso saber desenvolver a tecnologia para cumprir o objetivo proposto. E com certeza, a prática pedagógica deve ser mudada para introduzir a tecnologia no ambiente escolar. Em primeiro lugar, o professor deve se qualificar para desenvolvê-la, pois se o próprio professor não tem domínio ao usar a tecnologia, este não poderá repassar aos seus alunos. E ao usar a tecnologia é preciso primeiro planejar, propor objetivos e finalidades e acima de tudo garantir que todos os alunos tenham acesso. Já para o meu dia-a-dia como professora, a tecnologia facilita muito o trabalho, apresenta novas formas de repassar conteúdo e se faz sempre presente.

Atividade 1.1

A educação hoje está muito complexa. A escola não exerce mais a função de apenas ensinar a ler e escrever, ela influencia a educação como um todo, tanto nas disciplinas como para a vida social. A escola tem como função principal formar cidadãos, e prepará-los para enfrentar a realidade. O professor exerce um papel muito importante para essa formação. Talvez seja o professor a mola mestra para que essa função da escola seja cumprida com sabedoria.
Eu, como professor e aprendiz procuro sempre despertar a curiosidade dos alunos instigando-os a descobrirem respostas e propondo questões passíveis de pesquisa. Estou sempre orientando os alunos a pesquisarem e não dar respostas prontas. Gosto muito de dialogar com eles, de deixá-los falar, expor suas ideias e debate-las. Acredito que o debate e a demonstração da resposta correta é o melhor meio para fixação. Assim, além de passar os meus conhecimentos, eu aprendo muito mais com eles, e esta prática demonstra que nem sempre nós professores estamos corretos, somos o dono do saber. Eu não tenho vergonha de dizer que não sei algo, observo muito meus colegas de trabalho, e tento aproveitar algo que deu certo, uma boa ideia em minhas atividades. Consigo com facilidade, fazer mudanças na minha forma de ensinar, pois nem sempre aquilo que foi planejado pode sair como o esperado, e dentro de uma sala de aula com pessoas tão diferentes, com pensamentos tão diferentes, não se pode prever com certeza o que irá acontecer. Não me incomodo quando preciso fazer mudanças, muito pelo contrário, ao sentir a necessidade de mudar, é uma chance a mais de melhorar a minha postura como professor e de aumentar o meu crescimento.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estudando e aprendendo com as Tics 2010.
Template by Rosângela Coelho - Só Templates