CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O que é currículo?
Currículo: do latim “currere” = carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino. O currículo deve incluir todas as atividades e experiências que permitem que o aluno aprenda. Inclui as atividades planejadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender.
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
São várias as contribuições que a tecnologia dispõe no desenvolvimento do currículo. O uso de tecnologias em diversas atividades provoca avanços e flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que surgem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio.
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O professor pode elaborar e executar planos de aulas e ações que envolvam tecnologias seguindo as normas da escola. Porém o professor, deve fazer as adaptações ao currículo destacando sempre a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir ao ser humano. A integração das tecnologias no processo de aprendizagem é de responsabilidade do professor.
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
O Projeto no âmbito escolar requer disponibilidade e planejamento. Sendo assim, o professor deve analisar a proposta curricular, os interesses dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias, e propor que uma novas práticas de ensino se realize através de projetos. O projeto deve proporcionar abertura para um processo de construção de aprendizado com princípios inovadores.


Nenhum comentário:
Postar um comentário