Portifólio

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atividade 4.9

Atualização do Meu Portifólio no blog.
Portifólio Atualizado!

Atividade 4.8

Abaixo encontra-se o relato feito por mim no Fórum Proinfo Integrado no Portal do Professor.

Olá pessoa! Sou cursista do Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs e estamos finalizando os trabalhos. Gostaria de relatar minha experiência com projeto. Realizei um projeto que teve como tema Água- Fonte da vida, destinado ao 4º ano do ensino fundamental. Este projeto teve como finalidade conscientizar as crianças da importânica da preservação da água, conhecer os sitemas de saneamento além de conhecer os caminhos da água até a nossa casa. Os alunos participaram com euforia, demonstrando grande interesse e desenvolvendo novas ideias para evitar o desperdício de água. O trabalho com projetos envolvendo mídias torna o aprendizado mais leve. Os alunos aprendem muito, mas nem percebem. As tecnologias auxiliam na prática pedagógica e despertam o interesse nos alunos pelos estudos. Foi uma experiência gratificante e que servirá para outras turmas também.

Atividade 4.7

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O que é currículo?
Currículo: do latim “currere” = carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino. O currículo deve incluir todas as atividades e experiências que permitem que o aluno aprenda. Inclui as atividades planejadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender.


Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
São várias as contribuições que a tecnologia dispõe no desenvolvimento do currículo. O uso de tecnologias em diversas atividades provoca avanços e flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que surgem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O professor pode elaborar e executar planos de aulas e ações que envolvam tecnologias seguindo as normas da escola. Porém o professor, deve fazer as adaptações ao currículo destacando sempre a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir ao ser humano. A integração das tecnologias no processo de aprendizagem é de responsabilidade do professor.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
O Projeto no âmbito escolar requer disponibilidade e planejamento. Sendo assim, o professor deve analisar a proposta curricular, os interesses dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias, e propor que uma novas práticas de ensino se realize através de projetos. O projeto deve proporcionar abertura para um processo de construção de aprendizado com princípios inovadores.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atividade 4.6.4

Inserir o Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor.

Atividade 4.6.3

Atividade em grupo onde reelaboramos o Plano de Aula e postamos o arquivo no Ambiente Colaborativo.

Clique aqui
para ver o plano reelaborado.

Atividade 4.6.2

Inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” a análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.

Grupo B
O projeto Água – Fonte da Vida foi bem aceito pelos alunos e conseguiram absorver bem o proposto. Tudo o que foi previsto foi realizado, porém conforme os temas iam sendo abordados, iam surgindo mais ideias inovadoras por parte dos alunos. Uma delas foi a visita a Saneago para conhecer de perto o sistema de tratamento de água do nosso município. Foram mobilizadas várias atitudes como diminuir o tempo do banho, prestar atenção na hora de deixar a torneira aberta entre outras. O uso das mídias e tecnologias aplicadas no projeto, abrangeu ainda mais o conteúdo e integrá-las ao currículo das disciplinas, trouxe uma ideia de inovação no ambiente escolar.

Atividade 4.6.1

Comentário feito sobre o plano de aula desenvolvido, postado no Fórum “Relato de projetos de trabalho”.

Grupo B
Projeto: Água – Fonte da Vida
Turma: 4º ano
Objetivos: Reconhecer a importância da água, Conhecer como a água chega até a nossa casa; Compreender a importância de se preservar a água, Propor mudanças em relação ao consumo da água. Identificar os diferentes usos que se faz da água.

A aula que o nosso grupo (B) elaborou teve como tema Água – Fonte da vida. Para tanto desenvolvemos diversas atividades como: Exibição de vídeos no Data show;
Fizemos análises dos vídeos, comentando o trabalho das companhias de saneamento e divulgando as formas de se preservar a água;
Executamos a música: "Terra, planeta água" de Guilherme Arantes, em CD. Os alunos em dupla, produziram uma imagem (desenho, foto, pintura) e objetos (escultura, maquete, móbile) ilustrando as informações contidas no trecho da canção que eles mesmos devem selecionar. Houve debate sobre o tema, destacando os aspectos mais importantes. Com esta aula, os alunos puderam aprender as diversas formas de economizar a água, além de conhecer o caminho que a água percorre até chegar em nossas casas.

Atividade 4.5

O Plano de aula elaborado e executado pelo grupo B pode ser visualizado clicando aqui.

Atividade 4.3/4.4

Reflexão sobre trabalhos com projetos em sala de aula com uso de tecnologias.
Nesta atividade era preciso fazer apenas uma reflexão, não sendo preciso postar no ambiente.

domingo, 12 de setembro de 2010

Atividade Extra

Nesta atividade o grupo postou a aula do Módulo III no Portal do Professor.

Atividade 4.2

Contribuição no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias"


Introduzir tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica é aliar conhecimento teórico e prático.Porém, para tanto é preciso conhecer os recursos disponíveis e utiliza-los de forma correta e adequada para cada classe e alunado a que se destina, além de ser uma atividade planejada.
O professor, pode utilizar vídeos e animações em suas aulas demonstrando e fixando conteúdos regulares; desenvolver pesquisas com os alunos usando hipertextos afim de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos; ensinar os alunos a divulgarem temas aprendidos em editor de apresentações; promover atividades na área de música como danças e paródias entre outras. O importante é utilizar as tecnologias para promover a informação e comunicação, o que além de facilitar a aprendizagem, torna a atividade mais estimulante e prazerosa.

Atividade 4.1.2

Texto postado no Diário de Bordo referente ao debate dos grupos no fórum:


Analisando o que foi debatido no fórum, conclui que a maioria dos professores concordam que é preciso haver mudanças na prática pedagógica em busca de melhores resultados na aprendizagem. Para modificar o aprendizado, primeiramente deve-se modificar a forma de ensinar. E a tecnologia é uma ferramenta que condiciona a estas mudanças. Acredito que o argumento mais determinante para mudança é o conhecimento do professor ao uso das tecnologias. Todos apontaram que o professor deve primeiramente saber utilizar os recursos tecnológicos e além disso direcionar o seu uso para que o aluno efetivamente aprenda ou seja, o recurso tecnológico deve ser direcionado ao conhecimento do aluno. Na minha opinião, para haver efetiva mudança o professor deve, antes de tudo estar preparado e ter força de vontade, pois o que eu mais vejo é a falta de entusiasmo por parte dos professores. Essas atividades ditas “diferentes” requer muita disposição e muitos professores dizem se difícil e colocam a sua vontade ( ou falta dela ) a frente da vontade dos alunos. E isso precisa ser mudado, afinal o professor trabalha por amor à sua profissão.

Atividade 4.1.1

Fórum: "Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem

Grupo B – Possíveis mudanças das estratégias de ensino

Ensinar é facilitar a aprendizagem, criando condições para que o aluno, a partir dele mesmo aprenda e cresça. Ao professor cabe a tarefa de “ensinar”, ou seja, facilitar a aprendizagem. Para isso é preciso primeiramente repensar certos métodos e estratégias de ensino, corrigir os que não deram certo e aprimorar os que tiveram sucesso. Acredito que o segundo passo é criar suas aulas aliando prática e teoria de acordo com a realidade de cada aluno, procurando atender as diferentes necessidades apresentadas.

Atividade 4.1

Atividade em que li a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Esta entrevista encontra-se disponível no Portal do Professor, depois li o Poema “DE MÃOS DADAS”, de Carlos Drummond de Andrade
E fiz uma reflexão levantando os seguintes aspectos:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Postei minha reflexão no fórum "Debates sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem", no ambiente.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade 3.8

Nesta atividade, o grupo fez a apresentação da atividade aplicada:

Atividade 3.7

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nomes dos cursistas: Karoline Rodrigues, Gizely Alves Rosa de Souza, Wagner José Guimarães, Sandra Cláudia de Souza Bastos, Gracilene Inácio de Oliveira, Rosemeire Celestino da Silva Borges.
Turma: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – Morrinhos/GO
Professor Formador: Réginer Garcia Naves

ATIVIDADE 3.7: Execução da Atividade com Mídias Digitais

Plano da Aula Planejada

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I

MODALIDADE: Regular

COMPONENTES CURRICULARES: Ciências e Língua Portuguesa

TEMA: Poupando energia

SÉRIE: 2º, 3º, 4º e 5º anos.

DISCIPLINA: Ciências e Português

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1 aula de 2 horas

OBJETIVOS:
• Aprender de onde vem a energia elétrica e a sua importância;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
• Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

RECURSOS UTILIZADOS: Computador, Data show, Internet, Música, Texto e Aplicativo disponível no Portal Aprende Brasil.

ESTRATÉGIAS:

Assistir, no data show, os vídeos:
De onde vem a Energia Elétrica – Kika
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y.
Dicas para poupar energia elétrica
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc.

Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidrelétricas e as formas de economizar energia.
Ainda no Data Show, assistir a animação: Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2KjGh1JQUL4). Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.
Ler o texto no computador: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S.

Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

AVALIAÇÃO:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.

RECURSOS: Laboratório de informática, data show, vídeos: “De onde vem a Energia Elétrica – Kik” e “Dicas para poupar energia elétrica”. Música: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos”. Texto: “A Energia Elétrica” de Augusta Schimidt. Atividade multimídia do Portal Aprende Brasil.


Relato da Aula Planejada e Executada

Cada um dos integrantes do grupo apresentou seus esboços de uma aula na qual seriam utilizados os recursos de mídias digitais. Entramos em um consenso e escolhemos aplicar o plano da professora Gizely Alves, sobre energia elétrica, pois, além de ter ficado muito interessante, já poderia servir para um projeto que está em andamento na escola na qual leciona.
A professora um dia antes de aplicar a sua aula, reuniu-se com a dinamizadora do laboratório de informática da escola para apresentar o plano e mostrar quais recursos seriam necessários providenciar para a aplicação dele.
No dia da aula, fomos para o laboratório de informática ajudar a organizar e estabelecer de que forma cada um poderia contribuir para o enriquecimento da aula, sem atrapalhar a apresentação da professora titular, nem inibir os alunos.
Quando todos os alunos do 4º ano B já estavam acomodados no laboratório de informática, a professora titular explicou-lhes que estávamos ali acompanhando sua aula, mas que contribuiríamos no que fosse preciso.

RELATO DA AULA:

1º MOMENTO:
A professora iniciou sua aula fazendo uma breve aproximação do conteúdo a ser trabalhando com os conhecimentos prévios de seus alunos. Perguntou-lhes que equipamentos eles possuíam em casa que necessitavam de energia elétrica para funcionar. Vários exemplos foram dados, como: geladeira, televisão, rádio, máquina de lavar, ferro de passar roupas, etc.
A partir daí, a professora perguntou aos alunos se eles sabiam de onde vinha a energia elétrica que faz funcionar tantos aparelhos que nos auxiliam no dia a dia. Alguns souberam dizer que das usinas hidrelétricas, mas não tinham ideia de como era produzida.
Neste momento, uma dos alunos, afirmou que a energia que abastecia a sua casa vinha dos postes de luz da sua rua, mas também das placas que tinham em cima de seu telhado. Isto é, energia solar. A família do aluno fora contemplada por um programa do governo que proporcionou a instalação de placas no telhado, principalmente para a utilização do chuveiro elétrico, um dos vilões mais conhecidos pelo alto consumo de energia.
Outro aluno aproveita para completar a fala do primeiro, dizendo que se tratava de energia solar. Neste momento, um dos professores cursistas de nosso grupo, pediu a palavra para complementar o que este aluno havia dito. Ele lembrou aos alunos que, as placas coletoras que são colocadas sobre os telhados são realmente utilizadas para a captação de energia solar, no entanto, ainda no Brasil, provavelmente por seu alto custo de instalação, estas placas estão sendo utilizadas para o aquecimento da água e não para gerar energia elétrica. Acrescentou ser esta fonte de energia limpa, sem poluição nem impactos ambientais.
Aproveitando o comentário do aluno e o enriquecimento do colega cursista, a professora enfatizou que existem também outras formas de se conseguir energia para o funcionamento dos equipamentos que eles conheciam. Além da energia elétrica produzida pelas hidrelétricas - mais consumida no Brasil -, e da energia solar – citada também, existe a energia eólica – produzida pela força dos ventos, a energia vindas das termoelétricas – gerada a partir da queima de carvão, óleo, derivados do petróleo e cana de açúcar, energia nuclear, entre outras, sendo que as mais utilizadas são aquelas que ocasionam mais impactos ambientais poluindo o meio ambiente.

2º MOMENTO:
Após este primeiro contato, foi reproduzido no data show o vídeo De onde vem a Energia Elétrica, Kika? Para que os alunos pudessem ver as usinas hidrelétricas e a maneira como nelas é gerada a energia elétrica.
A partir das imagens de usinas hidrelétricas, a professora pode sensibilizá-los dos impactos ambientais que a construção de usinas como aquelas mostradas no vídeo podem trazer à região. Os alunos ficaram interessados em saber como que algo tão grandioso era construído.
Uma de nossas colegas cursistas explicou que as usinas hidrelétricas surgem a partir da construção de grandes barragens para o represamento de rios e lagos, para o qual, muitas vezes é necessário o inundamento de grandes áreas próximas à represa, como cidades e até florestas.

3º MOMENTO:
Aproveitando o aspecto ambiental que envolve a construção e manutenção de usinas hidrelétricas, foi apresentado aos alunos também o vídeo Dicas para poupar energia elétrica, produzido pela Eletrosul – Centrais Elétricas SAl – empresa que tem sua sede em Florianópolis/SC, atuando nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, que investe em pesquisas e promove o uso de fontes alternativas de energia.
O vídeo foi muito bem aceito pelos alunos, pois mostra de maneira divertida e educativa práticas do nosso dia a dia que contribuem em muito para o desperdício de energia elétrica. Os alunos ficaram interessados em discutir os maus hábitos da família Sbanja, apontando inclusive seus hábitos semelhantes.

4º MOMENTO:
Aproveitando o tema e sua importância, foi apresentada aos alunos a música Vamos lá poupar energia - Canções de Miúdos, com o objetivo de reforçar a importância de economizarmos energia.

Por conta de problemas com a conexão de Internet, o restante da aula teve que ser aplicado no dia posterior.

CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR:

1º MOMENTO:
A professora fez uma breve recapitulação do que foi discutido e apresentado na aula anterior sobre energia elétrica, destacando os pontos mais importantes em relação aos tipos, formas de captação de energia e impactos que podem provocar ao meio ambiente e às nossas vidas.

2º MOMENTO:
Em seguida propôs a leitura coletiva do texto A Energia Elétrica, de Augusta Schimidt, que pode ser acessado pelos alunos através da procura pelo título no site de buscas Google, mostrando o endereço
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2997&cat=Infantil&vinda=S para a leitura.
Os alunos leram juntamente com a professora o texto sugerido e discutiram as questões mais relevantes a respeito da energia elétrica na forma de poesia.

3º MOMENTO:
Após a leitura e discussão do texto, os alunos foram instruídos a acessarem o Portal Aprende Brasil para explorarem a atividade multimídia sobre Eletricidade disponível no site. Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver como a eletricidade chega a nossas casas.

4º MOMENTO:
Já de volta à sala de aula, a professora pediu para que formassem grupos de 5 a 6 alunos, para a confecção de um mural, apresentando dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica e da importância que poupar energia tem ao nosso bolso, mas também ao meio ambiente.

AVALIAÇÃO DA AULA:

• Como os alunos se envolveram:
Percebemos que, com os recursos que foram utilizados, os alunos puderam interagir mais na aula e tiveram a oportunidade e conhecer mais a respeito do assunto apresentado, demonstrando interesse sobre eles.

• Compreensão por parte dos alunos sobre a proposta da aula:
Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Exemplo de como foi bem trabalhada é que eles propuseram mudar seus hábitos em relação ao uso da energia, além de levar aos pais e responsáveis estes ensinamentos para que eles também possam economizar.

• Forma de apresentar o conteúdo.
A maneira como a professora apresentou o conteúdo, utilizando a aproximação dele à realidade de seus alunos, além dos recursos utilizados com linguagem simples e didática, facilitou a compreensão por parte do grupo.

• A condução da atividade:
A maneira com que a professora conduziu a aula permitiu a associação do tema às práticas cotidianas dos alunos, fazendo com que eles se interessassem em discutir e dar exemplos do que ocorria em relação ao que foi apresentado. Os alunos, de maneira geral, se sentiram a vontade para comentar sobre o conteúdo e para perguntar sobre como é produzida a energia elétrica e que ações podem ajudar a economizá-la.

• Os equipamentos e os programas utilizados:
Os recursos utilizados foram excelentes facilitadores na aprendizagem da aula aplicada, porém, por conta de uma falha na conexão com a Internet, a aula precisou ser concluída no dia seguinte.

• A turma e a proposta da aula:
A turma recebeu bem a proposta da aula trabalhada, e a maneira como foi levada a eles estimulou-os a participar ativamente das discussões. O uso das tecnologias foi um atrativo, certamente, mas a temática abordada a partir dos impactos causados pelas usinas hidrelétricas e dos meios alternativos para se economizar e poluir menos foram também importantes para o envolvimento dos alunos na aula.

Ficamos, no geral, satisfeitos com a aula aplicada e com a nossa participação nela. Pudemos perceber que, quando o professor se mostra disposto a levar para sala de aula conteúdos verdadeiramente significativos para seus aluno e de forma mais atrativa, eles correspondem mais aos objetivos de aprender e participar.

• Adaptação para outros contextos, séries e disciplinas:
A aula executada pode ser aplicada não somente ao 4º ano do Ensino Fundamental, mas também aos demais anos, mudando apenas a linguagem que se vai trabalhar e talvez, adaptar algumas formas de se apresentar os conteúdos.
Pode ser trabalhado também nas disciplinas de:
Língua Portuguesa, na forma de produção de texto;
Matemática, quando trabalhada a leitura da conta de energia para o cálculo do valor do KW, consumo do mês, tarifa e impostos, por exemplo;
Geografia, no estudo da interferência que a implantação de usinas hidrelétricas pode causar nos solos e recursos minerais, na qualidade das águas e na vegetação.

Atividade 3.6

Plano de aula elaborado por mim, e que o grupo deciciu escolhê-lo para desenvolver a atividade usando mídias.

Atividade com Mídias Digitais

Nível de Ensino:
Ensino Fundamental I

Modalidade: Regular

Tema: Poupando energia

Série: 2º, 3º, 4º e 5º anos

Disciplina: Ciências e Português

Duração das atividades: 1 aula de 2 horas

Objetivos: • Aprender de onde vem a energia elétrica e a importância da mesma;
• Conhecer algumas formas de economizar energia e evitar o desperdício;
Propor mudanças em relação ao consumo de energia elétrica.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Conhecimento básico sobre energia elétrica.

Recursos utilizados: Computador, Data show, Internet.

Estratégias:

• Assistir, no Data show, os vídeos: “De onde vem a Energia Elétrica – Kika


Dicas para poupar energia elétrica


• Fazer uma análise dos vídeos, comentando a geração de energia elétrica vinda das Usinas Hidreelétricas e as formas de economizar energia.

• Ainda no Data Show, assistir a animação: “Vamos lá poupar energia - Canções de miúdos.”


• Cantar com os alunos a canção apresentada na animação.

• Ler o texto no computador: A Energia Elétrica de Augusta Schimidt

• Fazer uma breve discussão sobre o texto lido, destacando os pontos mais relevantes.

Avaliação:

• Explorar a atividade multimídia sobre eletricidade Disponível no Portal Aprende Brasil.

• Confeccionar um mural com dicas de como evitar o desperdício de energia elétrica.
Template by Rosângela Coelho - Só Templates